quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Vitamina D

A consulta de rotina decorria normalmente, com a minha médica de família sempre a queixar-se dos cortes da função pública e a falar de tudo e mais alguma coisa menos do mais importante: a minha saúde. Entre uma pergunta sobre a minha mãe e outra sobre a minha sobrinha, lá me disse que as análises estavam todas óptimas e que estava bem de saúde e recomendável. Folguei em saber. Depois veio a parte estranha: começou a falar da falta de sol e da importância que ele tem para a vida das pessoas e não esteve com meias medidas. "Vais tomar vitamina D". Confusa, perguntei-lhe porquê já que minutos antes me tinha dito que estava tudo bem. A resposta deixou-me ainda mais desconcertada: "É o que se dá aos bebés para criarem defesas". Ainda lhe disse que aos 29 anos já não sou bebé (e lembrei-me da música da Romana, bahhhh), mas ela nem resposta me deu.
Na farmácia perguntei para que serviam as gotas e o farmacêutico disse-me que eram cálcio. Perante a minha cara de estranheza, acrescentou que era o que os bebés tomavam para fortalecer os ossos.

Ora parto do principio que se faz bem aos bebés, mal não me fará.. Mas se alguém souber ao certo para que raio servem as gotas de Vigantol, façam o favor de me elucidar sim? Muito agradecida!

20 comentários:

  1. Eu sempre achei os médicos de família um bocado alucinados. A minha também não bate muito bem da cabeça :D
    Quanto às gotas, não faço ideia para que servem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha não bate bem, decididamente!! Já ponho em causa se será mesmo vitamina D.. vou "googlar" :)

      Eliminar
  2. Fo..-se ainda bem que não tenho médico de família.
    Essa porcaria é para pessoas (crianças) raquíticas e para senhoras na menopausa (com osteoporose), segundo a informação deste folheto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crianças raquíticas e senhoras na menopausa... Acho que ela me quis chamar nomes de uma forma muit subtil!!! Olha agora.. anda burra daquela cabeça!

      Eliminar
  3. O meu pimpolho tomou isso e era mm para reforçar a vitamina D, pois muitos sofrem por falta de exposição ao sol.
    Sua bebé! LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caminhamos para o Inverno.. ela quer que eu apanhe sol onde? Valha-me deus...

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Que a minha médica se lembrou que me faz falta lol
      beijinho

      Eliminar
  5. São gotas de Vitamina C que os bebés costumam tomar para reforçar o sistema imunitário, porque a alimentação deles pode não conter a referida vitamina em quantidades suficientes.

    Se queres tomar vitaminas porque não tomas um complexo vitaminico com sais minerais? Assim ficas mais protegida.

    Mal não te faz, mas se comeres umas laranjas fazem o mesmo efeito.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais engraçado é que eu não lhe pedi nada.. Ela é que se lembrou, assim do nada! Acho que prefiro comer laranjas do que tomar as gotas lol Beijinho

      Eliminar
  6. Por acaso este ano o que mais tem faltado é sol. lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e por acaso este ano apanhei um escaldão lol já devia ter ultrapassado a dose da vitamina...

      Eliminar
  7. Realmente não parece muito normal não. E felizmente no nosso país sol não nos falta, basta ir um bocadinho para a rua :)
    Mas que é uma vitamina importante isso é, sem dúvida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostava de saber é como é que ela "adivinha" assim cas coisas? olhou para mim e pimbas.. "vais tomar vitamida D".. É maluca!

      Eliminar
  8. Eu cá acho que ela quis dar-te qualquer coisa para te fazer sentir forte e alegre, um placebo... tomas e sentes tipo melhoras instantâneas, tanta coisa não sei para quê, algo que uma garrafinha de vinho fazia perfeitamente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não tomei nada lol mas sendo assim, manda vir os mojitos e siga la fiestaaaa :)

      Eliminar
  9. Desconhecia, mas é como tu dizes, se dá para bebés, também deve dar para ti :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cada vez tenho mais a certeza que a minha média de família não joga com o baralho todo lol

      Eliminar
  10. É o que a minha filha toma...
    Mas ela tem 2 meses...

    É para compensar a falta de exposição solar... Nunca me apercebi que fosse comum tomar-se em Portugal, mas nos paises nórdicos é obrigatório tomar...

    Deve ser o laboratório que faz uns bons "congressos" e convida os médicos todos a ir lá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois.. acho que é mais isso dos laboratórios do que a necessidade.. Ou a médica que não bate bem!!

      Eliminar